Deveres x obrigações – Webmaster e cliente

 

A falta de ética, de transparência e falhas na comunicação causam constrangimento entre clientes e desenvolvedores de sites. Em muitos pontos ambos estão errados: webmasters e os clientes, contratantes e contratados.

 

A tecnologia está cada vez mais complicada e a falta de entendimento do cliente leigo associada à falta de ética dos desenvolvedores converge para o um caos no relacionamento.

 

Observando muitos absurdos vi a necessidade de escrever este artigo.

 

Erros comuns dos clientes

 

Deixar de pagar o domínio, perdê-lo e achar que é responsabilidade do desenvolvedor – às vezes o site já está pronto, totalmente on-line e o cliente pensa que pode atrasar um pouco mais. Isto fica mais agravante quando o domínio não é nacional, ou seja, não termina em BR. No exterior a tolerância com prazos é menor que o órgão gestor de domínios brasileiro o registro.br. Perdido o prazo, por exemplo, de um “.com”, já era.

Não entender que domínio é uma coisa e que hospedagem do site é outra – muitas vezes são duas cobranças anuais e é necessário explicar de novo a mesma coisa todos os anos.

 

Crer que quem tem que controlar as datas de pagamentos e prazos é o desenvolvedor – os pagamentos de domínios e hospedagens devem ser controlados pelo cliente, a cobrança vai direto ao cliente. Geralmente o desenvolvedor recebe apenas uma cópia para efeito de acompanhamento. Há clientes com vários domínios e é recomendável fazer uma planilha de controle de pagamentos.

(A Swhost Brasil Solutions envia sempre com antecedência vários avisos aos clientes com registros a vencer e mesmo assim as vezes é ignorado os avisos)

 

Mudar de ideia no meio do caminho depois de já ter planejado e conversado horas com desenvolvedor – cada técnica tem seus recursos e limitações, uma mudança no meio do caminho pode exigir um retrabalho a iniciar do zero. Quer modificar, então tem que pagar.

(A Swhost Brasil Solutions oferece a todos os clientes uma atualização grátis por mês, depois de aprovar qualquer modificação poderá ser cobrado assim como mais de uma por mês, existe uma taxa que pode ser negociada para atualizações que não ultrapassam 1 por semana, não fazemos atualizações diárias)

 

Crer que site tem preço padrão – não, orçar um site é como escolher um carro, cada um tem uma marca, preço e acessórios diferentes variando ao infinito. Quando me perguntam qual o preço de um site eu pergunto qual o preço de um carro.

(A Swhost Brasil Solutions cria projetos personalizados do zero de acordo com todas informações solicitadas em orçamento pelo cliente, os preços podem variar, mas a Swhost brasil mantem uma média de ótimo custo benefício  entre sites corporativos e lojas virtuais, basta solicitar um orçamento )

 

Achar que problemas no provedor podem ser resolvidos pelo webmaster – todo provedor um dia apresentará problemas, seja por questões de defeitos eventuais ou manutenção, o desenvolvedor só pode ficar olhando nestes casos e rezar junto com cliente.

(A Swhost Brasil Solutions possui um Grupo Técnico para problemas técnicos, se caso ocorrer alguma eventualidade e outro Grupo de Designers para questões de Layouts, ambos podem ser acionados via suporte a qualquer momento Grupo Técnico 24hs por dia via ticket e Grupo de Designers das 10:00 Am as 17:00 PM) com limite de atendimento de até um dia útil.)

 

Achar que blog grátis e a fanpage do Facebook vão substituir um site profissional com a mesma eficiência – santa ingenuidade! Cada um ocupa um nicho comercial e de usuários,  portanto, abrangências diferentes. O Google valoriza mais o conteúdo onde um site é insubstituível até mesmo mais que os blogs.

 

Achar que pode encomendar um site super sofisticado e atualizá-lo sozinho sem depender do desenvolvedor – é outra santa ingenuidade, isto é impossível. Existem ferramentas prontas que fazem o site com facilidade e podem ser ensinados ao usuário com algumas horas de aula para que este faça as atualizações sozinho, mas nunca será algo sofisticado demais.

(A Swhost Brasil Solutions cria seus sites de acordo com a necessidade do cliente: geralmente espaços para notícias e cadastros de produtos ou orçamentos, criamos uma administração ao cliente com orientação e sempre um suporte pronto para atendê-lo em caso de dúvidas mesmo com todas as orientações que são passadas para a utilização.)

 

Querer manutenção do site de graça – é natural fazer pequenas modificações no site durante a construção do mesmo. É justo fazer atualizações de conteúdo enquanto estiver fazendo o site. É obrigatório oferecer ao cliente um prazo extra de garantia após o site pronto para atualizações e PEQUENAS modificações, eu ofereço um mês após a entrega definitiva do site, mas daí para frente, até mesmo modificações simples têm que ser cobradas.

(A Swhost Brasil Solutions ao final de seus projetos ao cliente, envia o link para visualização do cliente para tais ajustes que citamos acima, até que fique do agrado do cliente dentro das possibilidades solicitadas desde que não comece a querer coisas que não foram estipuladas antes da criação, isso pode ter custos.)

Solicitar um pedido por ticket ao suporte e ao ser atendido com alguma dúvida e não responder depois continuar abrindo o mesmo ticket sobre o mesmo assunto como se não lesse as repostas ou seja tão desatento a seus e-mail – é outra santa ingenuidade, O cliente deve solicitar , aguardar a resposta, e em caso de alguma dúvida do suporte se perguntar antes de realizar o pedido é apenas para que não fique traços de dúvidas sobre o pedido que algo não ficou claro, dar atenção ao suporte deve ser da mesma forma que o cliente quer ter atenção a seu pedido.

(A Swhost Brasil Solutions Trabalha através de tickets na área do cliente, qualquer pedido feito por Ticket, e-mail ou WhatsApp são registrados pelo Grupo técnico, inserido em um novo ticket que acompanha um numero um Pin e horários de chamada e resposta que fica registrado na área do cliente até a finalização, onde este ticket é encerrado ao final do atendimento ou fechado automaticamente em 72 horas se o cliente não der retorno ao mesmo )

 

Cliente ao pedir uma atualização deve ser sempre bem claro, devido a cada cliente ter uma profissão diferente e produtos variáveis, o cliente nunca deve solicitar pedidos como estes que recebemos “Por gentileza providenciem banner para este mês -0 dentro da cota mensal - relacionado a alimentos saudáveis para o verão. – é outra santa ingenuidade, e pior fica irritado ou não responde mais se o suporte pedir para ser mais claro em seu pedido. Provavelmente se solicitou criar um banner do mês grátis , “começa que isso não é uma atualização de informação grátis oferecida por mês de informações  e sim uma criação de Layout “ onde o correto é  informar-se com o suporte se há a possibilidade de na sua atualização ganhar uma criação e se o suporte pode oferecer ou não , mas isso não o desabona pois as atualizações grátis geralmente são  normalmente de informações já existentes como: troca de telefones , e-mail, textos do site do cliente e não criações de novas áreas , banners módulos novas funcionalidades ou coisas que possam ter custas por caracterizar um novo serviço,  o cliente deve enviar sempre  as melhores informações como “Por gentileza vocês podem criar ou estou enviando banner para este mês relacionado a alimentos saudáveis para o verão”. Especificar que alimentos, frases, ser bem claro e se deve ser adicionado ou colocados no local que deseja.

 

(A Swhost Brasil Solutions oferece a todos os clientes uma atualização gratuita se for necessário de informações já postadas no site como trocas no caso de mudança de telefones, e-mail novo WhatsApp endereços , informações de férias etc...Criação de Banners Pop-Ups de promoções, novas áreas ou recursos, deixamos claro que não faz parte de uma atualização de conteúdos básicos do site, nunca confundir, por gentileza, atualização de conteúdo com criação )

 

Ofender uma empresa por ser informado de seu débito em atraso , criando, dizendo que não deve ser cobrado que vai pagar quando quiser e quanto quiser e ofender o suporte por um lembrete de seu débito é erro grave do cliente , em primeiro lugar ele , se está sendo lembrado e por estar devendo dentro de um circulo de pagamento ou acertos de um projeto parcelado, as regras normais de servidores é 2 avisos e congelamento de quaisquer serviços que não seja pago dentro do prazo informado nos termos contratuais, nenhuma empresa se obriga a ficar com projetos devedores no ar , fazendo o devedor ganhar com seu trabalho devendo por ele e até poderá informar com antecedência dentro de seus termos de trabalho o prazo, que a conta poderá ser  cancelada e encerrada sem nenhum problema pela prestadora dos serviços e no caso de ofensas a empresa ou algum operador isto é baita falta de ética e a empresa poderá atéocasionar a suspensão ou o encerramento de sua conta. Seja educado não se ganha nada no grito!

 

(A Swhost Brasil Solutions Todos os clientes recebem um lembrete de sua fatura, veja como funciona: O sistema envia automaticamente apenas dois lembretes no e-mail do cadastrado: 10 dias e 2 dias antes do vencimento. O primeiro Lembrete de Atraso é enviado em (3) dias após o vencimento. O Segundo Lembrete de Atraso é enviado em (5) dias após o vencimento. Com (5) cinco dias o sistema habilita a suspensão automática dos serviços até o pagamento de qualquer pendência. Seja hospedagem, pagamento de projetos realizados em atraso ou outros.

Com 10 dias recebe o terceiro e último lembrete de atraso pelo sistema onde alguém da equipe tentará contato com o cliente, caso não tenhamos retorno do cliente em 10 a 15 dias a conta entra em processo de cancelamento e é cancelada automaticamente e todo seu conteúdo e e-mails serão deletados e irrecuperáveis pelo sistema. Note que, 30 dias após o vencimento, o serviço é totalmente cancelado e todos os dados armazenados não poderão ser recuperados.

Qualquer débito ficando em aberto poderá ser enviado para o setor de cobrança bancária após 30 dias. Encargos por atraso de multas e juros são aplicados na próxima fatura. Encargos por atraso de multas e juros são aplicados em planos anuais na 2º via de fatura do mesmo mês.)

 

Falta de comunicação entre membros de uma mesma empresa, ocorre muito de várias pessoas de uma empresa que não se comunicam entre si,seja funcionarios ou até entre diretores , com isso fazem o mesmo pedido várias vezes cada um abrindo um ticket sobre o mesmo assunto.Isso é muito desagradável.

(A Swhost Brasil Solutions oferece respostas para qualquer dúvida enviada por e-mail , ticket ou Whatsapp, mas se o cliente realizar uma chamada sobre um assunto e o mesmo for respondido e continuar a perguntar a mesma coisa sem ver nossas respostas ou outro membro da empresa continuar a solicitar a mesma coisa já respondida , será convidado a acessar a sua area do cliente e verificar tal resposta já fornecida em seus tickets ou não irá ter mais resposta sobre este assunto da parte de suporte )

 



Erros comuns do desenvolvedor

 

Registrar o domínio no próprio nome / e-mail – isto é falta de ética, uma grande atitude de má fé. O domínio é do cliente e não do desenvolvedor, questão simples e clara de justiça óbvia. Se seu webmaster não cede liberdade de retirar a administração do domínio de suas mãos, acione o Procon e não perdoe!

(A Swhost Brasil Solutions: aos clientes que já possuem Registro e ID apenas solicitamos a integração do nosso ID no Campo técnico para eventuais atualizações de DNS de nossos provedores e lembretes antecipados ao cliente de vencimentos de renovação de seus domínios, caso o cliente não possua um domínio nem registro nos domínios, a Swhost Brasil Solutions cria uma conta no registro para o cliente nos dados dele e envia o acesso ao cliente do cadastro e registro solicitado já com nossos DNS e em nome do cliente  ou da empresa onde o mesmo poderá depois trocar a senha pois os registros são respeitados como único detentor o cliente )

 

Não passar os dados de conexão e acesso do site a novo webmaster – um site montado e on-line pode ter até quatro logins e quatro senhas (ou até mais) em vários aspectos técnicos. Se o cliente mudou de webmaster, este não pode ter dor de cotovelo ou má fé, deve passar todos os dados mastigados ao próprio contratante para que ele tenha liberdade de contratar novos agentes, quando e como quiser.

(A Swhost Brasil Solutions na abertura da conta o sistema envia automaticamente ao cliente todos os dados de acesso e conta aberta como webmail Cpánel FTP etc... ao e-mail de cadastro do cliente e com cópia na área do cliente em tickets ou e-mail o mesmo deve salvar ou imprimir para futuras consultas se precisar, isso não exime que o cliente que estiver inadimplente que a sua conta seja congelada e nenhum dos dados funcione até quitação de seu debito com a hospedagem)

 

Não fazer o site como o cliente deseja – já disse que certas tecnologias implicam em certas limitações, e que o valor combinado contratado também impões certas limitações de customização, portanto, há casos de o cliente desejar inserir uma flor roxa no meio do site e não ser possível por esta razão, mas fora esta hipótese, não porque não atender o cliente mesma que ele peça algo ridículo e feio. Basta não colocar o site dele no portfólio do desenvolvedor para não passar vergonha.

(A Swhost Brasil Solutions sempre dá maior atenção aos pedidos do cliente em casos assim orienta o cliente no que pode ou não prejudicar a imagem dele em seu pedido perante a visão do cliente. Sempre orientamos mesmo os clientes que agem como se soubessem mais que o webmaster ou técnicos em programação o que é certo ou errado , um dos erros mais comuns é o cliente que escreve em sua loja com erros ortográficos, imagens de má qualidade,e informações desanexas a seu conteúdo, e querer saber mais que o programador que contratou  etc...)

 

Explicar pacientemente que: é impossível ficar na primeira página do Google nas buscas – é certo que um site mais bem feito melhora suas posições nas buscas, mas é impossível garantir resultado nas buscas. Isto é extremamente complexo e dá um imenso trabalho que dura meses de atenção e acompanhamento do site.

(A Swhost Brasil Solutions faz uma excelente programação em seus projetos que elevam os clientes nas buscas do Google mas  é orientado que buscas por palavras chave ninguém faz mágica sem pagar uma boa campanha no Google que pode ser feita hoje em dia de forma fácil até pelo telefone com o pessoa do Google, basta ter o endereço de seu site um e-mail no Gmail para acompanhar sua companha e solicitar o pagamento ao Google em sua companha dentro de suas possibilidades. Por isso a Swhost Brasil Solutions não atua com promessas de fazer seu marketing por palavras chaves, como preços exorbitantes como encontrado pela Web, pois isso é feito de forma fácil e acessível ao cliente, orientar como ele mesmo fazer no Google ou deixar os operadores do Google fazer é o mais correto.)

 



Friday, January 18, 2019



Voltar

Powered by WHMCompleteSolution